ESEC de Jataí
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
99
Espécies com foto:
99
Espécies com som:
0
Total de registros:
180
Total de fotos:
180
Total de sons:
0

primeiros registros fotográficos

urubu-rei
Donizete A. F. de Carvalho
saíra-amarela
Peter Mix
sovi
Peter Mix
bacurau-tesoura
Antonio Bordignon
Áreas de Observação

Estação Ecológica de Jataí

Trata-se de Unidade de Conservação (UC) de proteção integral situada no município paulista de Luiz Antonio, que possui área de 9.010,7 hectares.

A ESEC Jataí foi criada “com a finalidade de assegurar a integridade dos ecossistemas e conjunto lagunar ali existentes e de proteger sua flora e fauna, bem como sua utilização para objetivos educacionais e científicos”. (Artigo 1º do Decreto 18.997, de 15 de Junho de 1982).

A Estação limita-se por um lado com o rio Mogi-Guaçu e abrange uma planície de inundação, onde existem 15 lagoas. A Estação ainda é banhada por quatro córregos permanentes. As áreas de inundação e as lagoas são importantes para a reprodução da vida silvestre. Servem, por exemplo, de berçários para várias espécies de peixes e aves. As formações vegetais são bastante diversificadas, encontrando-se matas mesófilas, matas ciliares, cerrado em diversas fisionomias, desde campo sujo a cerradão.

Há registro de setenta e três espécies de mamíferos na ESEC, dentre os quais o bugio, o macaco-sauá, o macaco-prego, o tamanduá-bandeira, o quati, a cotia, a onça-parda, a jaguatirica, o lobo-guará e o cachorro-do-mato.

AVIFAUNA: Castro Almeida & Rodrigues Pires, no estudo “AVES DA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JATAÍ COMO INDICADORES PARA A CONSERVAÇÃO”, apontam o registro de 211 espécies de aves na ESEC e enfatizam que “o registro de algumas espécies na EEJ como Euphonia violacea, Leucochloris albicolis, Coccyzus melacoryphus, Lepidocolaptes angustirostris, Corythopis delalandi, Cacicus haemorrhous, Micrastur ruficollis, Cathartes aurea, Penelope superciliaris, Ceryle torquata, Elaenia spectabilis e Pilherodius pileatus - tidas como extintas na região (WILLIS e ONIKI, 2002) - indica que a EEJ é uma importante área para a manutenção da diversidade da avifauna.”

Para quem quiser saber mais sobre a avifauna e outros temas relacionados à ESEC, recomenda-se a leitura dos trabalhos indicados nos links do campo “Referências”.

CLIQUE AQUI e assista um vídeo sobre a Estação Ecológica Jataí.

História

A Estação Ecológica Jataí foi criada pelo Decreto 18.997, de 15 de Junho de 1982.

Segundo a Fundação Florestal, “No ano de 1959, a área passou a pertencer ao Estado e ficou sob a administração do Instituto Florestal (IF), que iniciou o plantio de eucalipto. Em 15 de junho de 1982, objetivando a preservação dos remanescentes de Cerrado do Estado de São Paulo, foi criada a Estação Ecológica de Jataí com área de 4.532,18 hectares. Em 2002, a UC teve sua área ampliada para os atuais 9.010,7 hectares, tornando-se a maior área a preservar o bioma Cerrado no Estado”.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências